sábado, 11 de maio de 2013

A origem de Satanás


''O velho testamento indica que Satanás foi criado por Deus como um anjo governante chamado Lúcifer, com grandes poderes.Mas o orgulho levou Lúcifer a se rebelar contra Deus (conforme Isaías 14:12-14;Ezequiel 28:12-15).Torcido agora pelo pecado, Lúcifer é transformado em Satanás, que quer dizer inimigo ou adversário...Satanás é um poderoso anjo decaído, intensamente hostil a Deus e antagonista do povo de Deus.''

Pergunte à maioria das pessoas que creem na Bíblia de onde veio Satanás e nove entre dez lhe darão uma versão da história citada acima. A ideia de que Satanás é um anjo decaído a quem Deus expulsou do céu e que caiu na terra é tão espalhada que muitas pessoas acreditam que a Bíblia a ensina.


Quem é Satanás?

O nome "Satanás" é uma transliteração do hebraico satan, indicando um acusador no sentido legal, um queixoso que tem uma acusação a apresentar. Em Zacarias 3:1 lemos "Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor." Numa palavra, Satanás se opõe a nós, trabalha contra nós, ou "nos persegue", na tentativa de nos derrotar espiritual e moralmente. Jesus chamou-o homicida e mentiroso, em João 8:44. Em Apocalipse 12:9, João retrata Satanás como um grande dragão, uma representação que ressalta sua terrível natureza. Esse mesmo versículo identifica-o como a serpente (uma referência a Gênesis 3) e como o diabo, que é outro nome bíblico comum para ele. Talvez 1 Pedro 5:8 nos diga o que mais precisamos saber a respeito dele: "O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar".


Em um sentido muito significativo, não importa de onde Satanás veio. A ênfase na Bíblia cai, em vez no que ele faz. Não é como ele veio a existir que preocupa. É o fato que ele existe que nos preocupa. Ele continua a trabalhar contra nós em sua tentativa de dominar a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...